DUVIDAS E RÉGRAS

A BORDO


Leve:
Carteira de identidade ou motorista
Cartão de credito
Dólares
Toalha de praia,
Roupa: camisetas, camisas, chinelo, bikini, sunga, tênis, sapato para trabalhar,
cinto para trabalhar,
CDs com muita musica brasileira,
Camisa da seleção brasileira;

Não leve:
Roupa de cama;

Após a chegada no hotel no exterior, que é determinado pelo contratante, procure informar-se, ou melhor dizendo, confirmar na recepção ou por telefone se alguém virá buscá-lo, quando e em que horário, para o embarque no Navio.Normalmente você fica sabendo pelo próprio agente quando ele te pega no aeroporto e te leva para o hotel.
Chegando ao Píer, você se juntará, em fila, com os demais tripulantes chegando das férias, para, então, embarcar.
Uma vez a bordo, você será checado pela segurança e encaminhado para o Crew Purser, onde entregará todos os seus documentos (passaporte, exame médico e letter of employment) e receberá um formulário que deve ser preenchido no local. Não esqueça de levar uma caneta. No final do processo ser-lhe-á entregue a chave ou o cartão magnético de sua cabine, bem como um folheto com horário e lounge, onde você deverá comparecer.
Enquanto isso, aproveite e vá ao Crew Mess para almoçar. Depois procure saber onde é a sua cabine. Deixe suas malas e compareça aos meetings  de boas vindas do Capitão e Hotel Director, Vessel Orientation e Safety listados no folheto. Não falte, pois há uma lista de chamada, caso contrário terá que comparecer na próxima. Providencie também seu uniforme, você será orientado no embarque sobre isso.
Nos intervalos dos meetings, procure saber onde você poderá encontrar o responsável ou a quem procurar do seu departamento (Manager).  
Você também fará um treinamento para saber onde ficam as portas CORTA FOGO e PORTAS STANKER.
 
Documentos:

Crew ID: funciona como uma identidade, constando o seu Crew ID Number e dados pessoais.   
Cartão de Identificação do Tripulante: assim como é emitido um no aeroporto, a bordo acontecerá o mesmo. Esse cartão mostra o seu estado legal a bordo. Para os navios que atracam constantemente nos EUA, esse documento chama-se I-95 e será emitido pelo Serviço de Naturalização e Imigração Americano (INS). Os emitidos nos aeroportos americanos são os I-94. Aqui vai um conselho: não perca esse cartão, pois a segunda via custa U$100,00 e você terá que se explicar ao seu superior.


Os navios, dependendo do ano de construção e do tamanho, podem oferecer mais, menos, melhor ou piores facilidades. Os mais novos e maiores proporcionam melhores opções. Outros são segmentados a um publico “X”.
Cada Cia conta com suas próprias normas e regulamentos, ou seja, cada uma tem a sua política, especialmente no que se diz respeito a guest privilegie. Determinada Cia autoriza um tipo de privilégio, como por exemplo usufruir das áreas destinadas apenas aos hóspedes, outras restringem e outras não permitem jamais.
Mas não esqueça, os hóspedes têm prioridade em tudo. Filas, cadeiras para sentar nos lounges etc.
As áreas mais visadas pelos tripulantes e certamente mais fiscalizadas pelos seguranças são: Academia, Boate, Open Deck, Shows, Sala de Cinema, Cigar Bar e Cassino (único expressamente proibido aos tripulantes).

Crew Pursers Office: destinado inteiramente a todos e a qualquer serviço da tripulação, como compra de passagem aérea, requerimentos em geral, cofre para guardar bens valiosos, emissão do Sail & Sign card, serviço postal, entre outros.

Pay Master: onde você recebe o seu salário e manda dinheiro para qualquer parte do mundo.

Enfermaria: serviço gratuito, conta com atendimento de emergência;

Cabines: A idéia de morar em um navio é exótica, até pelo estado de confinamento. Sim, as acomodações são pequenas, modestas, mas surpreendentemente sofisticadas,  com TV, VCR, DVD, WIFI, telefone e serviço de celular. Nas embarcações mais recentes, da década de 90 aos dias de hoje, estas são ocupadas por dois tripulantes. Nos navios mais antigos, esse número pode chegar a seis. 

Crew Mess: onde o tripulante degusta refeições diárias (café da manhã, almoço, jantar e midnight Buffet) e se socializa.

Crew Bar: Aberto todos os dias, oferece descontos. 

Atividades e Eventos: bingos, festas, excursões planejadas especialmente para os tripulantes; atividades extracurriculares, torneios de Black Jack ou Pocker, excursões grátis, bar para a tripulação,  etc. 

Lavanderias: munidas com máquinas de lavar, secadoras e ferro de passar roupa. Disponíveis 24 horas. Entretanto a maioria dos tripulantes com preguiça pagam US10,00 e entregam um sacão de roupas para os carinhas gente boa da lavanderia e eles lavam e passam e entregam na sua cabine ( tipo atendimento VIP) e acreditem: Você fará a alegria dos caras.

Internet Café: disponível 24h, possui computadores e máquina de venda de cartão telefônico e de internet – 200 minutos por U$20,00. O cartão telefônico varia para qual país será destinada a chamada. Para o Brasil, o cartão de U$10,00 dura uma hora. Você pode efetuar as ligações diretamente do telefone da sua cabine.

Comércio e Serviços entre os Tripulantes:

Seven-Eleven: geralmente acontece em uma cabine, onde você pode comprar pipocas para microondas, bebidas, chocolates, balas, miojo, alugar DVD, comprar cartão telefônico, gravar CD ou DVD, imprimir etc. Bem, isso na Carnival. Ja nas outras, ha sempre um loja de conveniencia para o Crew. Com precos bem em conta.

Limpeza da Cabine: onde o contratado limpa toda a cabine;(você pode combinar com seu roommater os dias em que cada um limpará e depois é só ir conservando.
EXISTEM INSPEÇÕES DE CABINES (elas tem que estar MUITO LIMPAS SEMPRE). Sujeito a advertências.

Massagista: vai depender da disponibilidade de algum tripulante, com tal experiência;

Corte de Cabelo: sempre há um tripulante querendo levantar uma graninha extra cortando cabelo, pois no SPA pode sair mais caro; Na verdade muitos acabam indo à barbearias fora do navio ou acertando uma mafiazinha com o cabeleireiro do SPA que vai a sua cabine em horário de folga e lhe cobra algo em torno de U$ 20,00 ou algo assim.
 
Você poderá sentir a perda de alguns amigos em casa, mas fará outros e muitos outros a bordo. As chances de conhecer um parceiro também são grandes. No entanto, por ser tão intenso o convívio, fica difícil quando termina o seu contrato ou o da outra pessoa. Aí paira aquela pergunta no ar, quando irei vê-los novamente? Essa sempre foi uma parte difícil para todos os tripulantes. O que ajuda muito nesses momentos é a internet para continuar se comunicando com os antigos parceiros. A Cia também pode ajudar você e seu parceiro a trabalhar no mesmo navio; não é permitido envolvimento com passageiros(sujeito a demissão).

De antemão responda as seguintes questões: Você tem problema de enjôo? É meio ou totalmente claustrofóbico? Você é muito apegado à família? Se suas respostas foram quase todas sim, esse tipo de trabalho não é para você.
A experiência de se trabalhar em um cruzeiro é para enriquecer e nunca mais ser esquecida. No entanto, antes de candidatar-se à vaga, tenha em mente que todos os cargos apresentam suas dificuldades e recebem uma carga de exigência muito grande.

Para maior compreensão, é importante ter em mente que um cruzeiro acontece, literalmente, isolado do mundo em terra, dificultando a correção de imprevistos e sem poder contar com auxílio externo. Além disso, trata-se de um ciclo fechado, no qual tudo tem que acontecer perfeitamente bem naquele período, caso contrário o cliente não volta e você perderá o emprego, sem mencionar as inspeções (agricultura, vigilância sanitária e safety), que obriga o produto cruzeiro ser o de maior nível de limpeza e de melhor atendimento no mundo hoteleiro. 

Veja abaixo os prós e os contras.


Prós:
  • É espantoso o crescimento desse mercado no mundo, mostrando-se muito próspero. Nos últimos cinco anos, as principais Cias dobraram sua capacidade e maior número de vagas. A competição tornou-se voraz e os navios estão sempre cheios.
  • A carga horária é de fato bem puxada, mas você poderá economizar muito, devido ao espaço de tempo quatro ou cinco vezes menor que em terra;
  • Não ter contas para pagar no final do mês;
  • Todas as suas refeições, além de pagas, estão sempre prontas, sem precisar sair para comprar, preparar, sujar e lavar;
  • Não ter que pagar imposto por trabalhar em águas internacionais;
  • Poder sempre renovar o ambiente de trabalho, espaço físico e colegas de trabalho, a cada contrato, saindo daquela rotina de longos anos em um trabalho regular em terra;
  • Poder conhecer vários lugares interessantes, países e pessoas do mundo inteiro;
  • Desenvolver uma carreira na área de hotelaria, turismo, entretenimento e cruzeiro;
  • De dois a três meses de férias absolutas;
  • Academia e sauna gratuita;
  • Descontos no free shop, internet, cartão telefônico, lavanderia central, bar e SPA;
  • Cursos de idiomas, computadores, hospitalidade, safety e vendas, grátis e com certificado;
  • Alguns cargos contam com guest privilege, no qual o tripulante pode usufruir de todas as facilidades dos hóspedes, com algumas pequenas restrições de horário e código de postura.

 Contras:
  • Acomodação pequena
  • Longas jornadas de trabalho, 10 a 12 horas diárias, sem dia de folga;
  • Compartilhar a cabine com uma ou mais pessoas, embora a tendência seja a disponibilidade de cabines para apenas dois ocupantes;
  • Viver meio que em confinamento, sem perceber, após meses a bordo, que você está à cinco dias sem sair do navio, simples
  • Estar sempre de prontidão a bordo, mesmo em horário de folga, tendo que cumprimentar e sorrir a todos os hóspedes e tripulantes. E dar prioridade aos guests em filas de restaurantes, gangway, etc.
  • Não poder sair em todos os portos quando quiser. A folga tem que ser bem planejada, já que deve ocorrer uma ou duas vezes em um cruzeiro, dependendo do período, da quantidade dos dias em porto e da hora de chegada e partida do navio no porto de escala;
  • As cabines não contam com janela ou escotilha, a não ser que você seja um Manager ou Officer;
  • Navios velhos, pelas acomodações, não proporcionam o que um novo tem a oferecer;
  • Ficar longe da família e amigos;
  • Não tomar conhecimento do que acontece no mundo, mesmo com TV a cabo e Internet a bordo. É bem possível que estoure uma bomba nuclear e você nem fique sabendo.

As vezes, trabalhar em um cruzeiro não tem nada a ver com serviço, ir à praia, conhecer pessoas e relaxar. Há leis internacionais regidas pela IMO, regulamentos a bordo e uma vasta tradição marítima que estabelece a diferença da vida a bordo com a em terra.
A bordo encontra-se uma hierarquia, similar a militar, com autoridades que devem ser respeitadas e obedecidas. Regulamentos governamentais e de bordo devem ser constantemente colocados em prática. Padrões de limpeza e higienização seguidos ao pé da letra, mais até do que religião.
O que mais afeta a privacidade de um tripulante são as inspeções de Cabine, checadas por representantes dos seguintes departamentos: House Keeping e Security, visando ao zelo das instalações. Trocando em miúdos, é de total responsabilidade do ocupante da cabine mantê-la sempre limpa. Dependendo do cargo, você terá uma camareira responsável pela limpeza. E fique esperto quanto a itens proibidos, como drogas. Há casos de cães farejadores circularem a bordo, quando o navio está em porto.
Não se trata de uma gestão militar, mas espere esbarrar ou conviver com um par de protocolos, palavrório, oficiais, patentes e “sim senhor” entre a tripulação. O capitão é a autoridade máxima a bordo, e assim sendo ele(a) pode retirar ou deter qualquer membro da tripulação em qualquer hipótese, sendo pertinente. Seus oficiais levam o trabalho muito à sério, o que é bom, zelando assim pela segurança a bordo – safety e security. 

Motivos para te mandarem embora:

Assédio Sexual: Certamente em qualquer Cia fica proibido o envolvimento ou relações sexuais com hóspedes quando a bordo. Assédio sexual entre tripulante causa desligamento permanente do indivíduo com a Cia. Deve-se também ter cuidado ao dar um abraço ou beijo no rosto de alguém de outro país, no caso entre tripulantes, pois pode ser mal interpretado;

Drogas: As Cias americanas são as mais restritas quanto ao uso de drogas. Ocorre testes de antidopping a bordo;

Álcool: Válido também mais nas Cias americanas. Não que você não possa desfrutar ou tenha que controlar seus goles. O lance é não ficar bebum todo dia, mexer com a mulherada ao ponto de incomodá-las etc. Caso você seja pego, o Staff Capitan vai te dar um warning. Trocando em miúdos, fique atento, mas desfrute o Crew Bar ao máximo, porque é lá que o bicho pega todo santo dia.

Perder o horário de Embarque: não muito comum, mas pode acontecer. Conselho: antes de sair do navio, confira sempre o horário de embarque. O que pode acontecer é você levar um warning. E, dependendo do contratante, você pode ir para casa.

Brigas: Não tem nem conversa, você é mandado embora na hora. É RUA!

Avaliações: Dependendo da Cia, você será avaliado pelo menos uma vez por contrato, nos seguintes quesitos:
Hospitalidade, Ambição, Iniciativa, Aparência profissional, Comunicação, Responsabilidade, Eficiência, Trabalho em Equipe, Conhecimento na Área e Equipamentos, Atitudes com relação ao Meio Ambiente, Saúde, Security e Safety

OBS: Não esqueça, as Cias levam muito a sério as broncas e críticas dos hóspedes. As mais exigentes, tipo cinco estrelas, não se importam em mandar um tripulante embora.