sábado, 2 de agosto de 2014

POR QUE O TRIPULANTE VOLTA? - TRABALHAR NAVIOS BRAZIL

Tenho visto com frequência pessoas interessadas em trabalhar em navios de cruzeiros assim como eu que há alguns anos atrás decidi pegar carona nessa onda.
 
A primeira coisa que aconselho é que pesquisem muito sobre esse universo, hoje com a internet é possível entrar no Google e com poucas palavras “tripulantes de cruzeiros” achar uma infinidade de informações (agências, blogs, videos) e o primeiro click sempre nos leva a outros.
Nosso Blogger TRABALHAR NAVIOS BRAZIL hoje é o mais ativo. 
Estamos todos os dias alimentando o blogger com novas matérias, sugeridas por nossos marujos leitores. Fique à vontade pois temos muitas informações aqui.

Se você realmente quer trabalhar em navios tenha em mente que a vida a bordo não será fácil e você verá isso nos vários blogs disponíveis, mas não deixem que as coisas negativas façam com que desistam antes mesmo de viver a experiência. Sempre digo que se você não experimentar não terá como saber se é bom, afinal cada um tem uma forma de pensar e ver a vida. Porque deixar apenas que ¨OS OUTROS VIVAM POR VOCʨ?
Como diz o Rei Roberto Carlos:

Se chorei ou se sorri... o importante é que EMOÇÕES EU VIVI!

Confesso que assim que comecei a pesquisar os blogs fiquei um pouco apreensiva com os pontos negativos, mas não desisti e continuei a pesquisar e foi então que me perguntei, se é assim ruim como ¨alguns¨ dizem, então por que voltam?

Notei também que alguns deles foram DEMITIDOS por má conduta a bordo, envolvimento em brigas etc.

Rancores e que ¨é claro¨ permitem a estes uma visão sempre pejorativa da questão.

Bem, decidi não dar tanto crédito a tais comentários, escolhi MINHAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS e já trabalhei em 4 cruzeiros.

O primeiro contrato é sempre muito difícil pois você ainda NÃO TEM O RITMO. Acredite: passará 1 semana e você sentirá como se já tivesse passado 1 mês. Ficará louco pelas férias...O segredo é persistir e quando menos perceber(depois que pega o ritmo) terminou seu contrato.

E acredite mais ainda, depois de 1 mês em casa você se senta na cama pela manhã...
percebe que sua vida está sem sentido e bate aquela nostalgia e vontade de voltar... seus amigos começarão a reclamar porque você SÓ FALA EM NAVIO. E agora você entende porque todos voltam.

Uma coisa tenha em mente e é verdadeira: VOCÊ VAI AMADURECER! As coisas que você aprender e viver por lá, com certeza lhe enriquecerá em todos os sentidos e você levará consigo pro resto sua da vida. Aos seus filhos e netos...pode ter certeza de que você terá muitas histórias para contar.


INICIANDO CONTRATO - TRABALHAR NAVIOS BRAZIL

A BORDO
Leve consigo:
 
Carteira de identidade ou motorista
Cartão de credito
Dólares( se tiver)
Toalha de praia,

Roupa: camisetas, camisas, chinelo, bikini, sunga, tênis, sapato para trabalhar,
cinto para trabalhar,
CDs com muita musica brasileira,
Camisa da seleção brasileira;

Secador de cabelos;
Chapinha;
Acessórios para depilação;
Gel para os cabelos;
Shampoo e condicionador;
Não esqueça a nossa BANDEIRA BRASILEIRA (vai gostar de estar no exterior e tirar fotos enrolado nela).
Não leve:
Roupa de cama.

DIA DE EMBARQUE:

Após a chegada no hotel no exterior, que é determinado pelo contratante, procure informar-se, ou melhor dizendo, confirmar na recepção ou por telefone se alguém virá buscá-lo, quando e em que horário, para o embarque no Navio.(GERALMENTE VOCÊ JÁ COMBINA ISSO COM ELE QUANDO PEGA VOCÊ NO AEROPORTO E TE LEVA AO HOTEL).
Chegando ao Píer, você se juntará, em fila, com os demais tripulantes chegando das férias, para, então, embarcar.
Uma vez a bordo, você será checado pela segurança e encaminhado para o Crew Purser,
onde entregará todos os seus documentos (passaporte, exame médico e letter of employment) e receberá um formulário que deve ser preenchido no local. Não esqueça de levar uma caneta. No final do processo ser-lhe-á entregue a chave ou o cartão magnético de sua cabine, bem como um folheto com horário e lounge, onde você deverá comparecer.
Você receberá as instruções para pegar seu uniforme e receberá um breve treinamento para conhecer o navio e as portas estanque e corta fogo. Conhecerá o Hospital, crew mess e a Oficina( onde será apresentado ao seu chefe).
Enquanto isso, aproveite e vá ao Crew Mess para almoçar. Depois procure saber onde é a sua cabine. Deixe suas malas e compareça aos meetings  de boas vindas do Capitão e Hotel Director, Vessel Orientation e Safety listados no folheto. Não falte, pois há uma lista de chamada, caso contrário terá que comparecer na próxima.
Nos intervalos dos meetings, procure saber onde você poderá encontrar o responsável ou a quem procurar do seu departamento (Manager).  

Documentos:



(NAMETAG) 
Conta seu nome e posição a bordo. Nunca deve estar sem ele. Deve usar IMEDIATAMENTE assim que lhe for entregue (mesmo que ainda esteja sem uniforme.


Cartão de Identificação do Tripulante: 
Contem todas as informações a seu respeito bem como número da sua cabine sua Crew ID, posição a bordo etc;
Esse cartão mostra o seu estado legal a bordo.Sempre que você sair do navio (deve levá-lo consigo) substituirá o seu passaporte quando estiver transitando em quaisquer países ou mesmo dentro do Brasil (substituindo a identidade).
Para os navios que atracam constantemente nos EUA, esse documento chama-se I-95 e será emitido pelo Serviço de Naturalização e Imigração Americano (INS). Os emitidos nos aeroportos americanos são os I-94. Aqui vai um conselho: não perca esse cartão,você terá que se explicar ao seu superior.

A ROTINA DE UM NAVIO - TRABALHAR EM NAVIOS BRAZIL

O CRUZEIRO

Mesmo que não seja de conhecimento geral, as Cias se desdobram para manter os navios sempre cheios. Os inúmeros motivos vão desde captação de receita a minimização dos custos. E é assim que ficam com 90% a 95% de taxa de ocupação média anual.    

Quando lançado ao mar, após sua construção, o navio realiza a Maiden Voyage com destino ao seu home port, de onde iniciará seus cruzeiros.  
Salvo os cruzeiros de volta ao mundo, os demais iniciam e terminam o ciclo no mesmo porto de embarque e desembarque, onde o navio atraca bem cedo pela manhã e parte à tarde rumo a mais uma jornada, raríssima são as exceções.
Pela manhã acontece o desembarque de lixos reciclados, dejetos, malas, passageiros e tripulantes saindo de férias. Ao meio dia, inicia-se o embarque de mantimentos, suprimentos,
malas, passageiros e tripulantes retornando das férias, bem como aqueles que estão iniciando sua viagem de trabalho pela primeira vez.
É chamado de Embarkation Day o dia de maior movimento e de muito trabalho, principalmente no Puser Department, F&B Department e House Keeping Department.
Nos Port Days, quando todos os hóspedes saem para passear em terra, o navio fica às moscas.
E é exatamente nesse momento que os tripulantes têm seu off, para fazerem o que bem entender, ir à academia, praia, alugar um jeep, “tomar uma” com os amigos, fazer um mergulho, conhecer lugares, visitar ruínas ou museus, enfim, desfrutar com os novos amigos e tirar muitas fotos, pois o momento deve ser registrado em alto estilo.
O raciocínio é o seguinte: hóspede a bordo, trabalho e tarefas a cumprir; hóspede fora do navio, hora de relax.  
Aos mais curiosos, os cruzeiros são geralmente de 3, 4, 7 ou 12 dias. E, conforme a tradição, sempre há um jantar com o Capitão, Formal Night, ocasião em que ele apresenta todos os oficiais de bordo responsáveis pelo funcionamento do navio.
Mas, mesmo no mar ou em porto, o pico de movimento acontece bem cedo, pela manhã. Na parte da tarde a maioria dos tripulantes está descansando, passeando, cochilando, papeando no crew mess etc. No inicio da noite, o agito começa de novo, e a equipe do restaurante junto com a turma do House Keeping, após o trabalho, invadem o crew mess e o crew bar, onde já se encontram os demais tripulantes . E, assim, transcorre geralmente o dia-a-dia de um tripulante.



Só de pensar já se começa a enjoar. Sabe-se que esse sintoma priva muitos viajantes de experimentar esse estilo de trip.  Qualquer um pode marear-se.
A prevenção é um santo remédio. Mas, caso você tenha facilidade em marear-se, esse realmente não é o seu ramo. Mas lembre-se, os navios cruzeiros não balançam como um barco pequeno, além de possuírem estabilizadores.
Comer uma MAÇA VERDE pode ajudar.



  • Fixar olhar por meio de um binóculo por longo tempo;
  • Procure não ficar desorientado, olhando de um lado para outro. Encontre uma janela para orientar-se;
  • Ficar desocupado, mantenha-se em plena atividade;
  • Nunca fique de estômago vazio, como sempre alguma coisa.

CURRICULO - TRABALHAR NAVIOS BRAZIL

Olá 
Marujo... recebemos diversos e-mails solicitando uma orientação, quanto a correta redação de um  currículo matador.
Estaremos abaixo, apresentando uma orientação bacana e que já foi útil a muita gente.
Leia com atenção:


CURRÍCULO CREW
O volume de inscrições, currículos, e-mails, telefonemas, correios e faxes recebidos pelas agências e Cias é imenso. E, por assim ser, as contratantes ou intermediárias adotam um processo um tanto quanto rigoroso. Ou seja, caso seu CV, ou Resume, esteja incompreensível, incompleto, mal escrito ou tenha sido recebido por uma pessoa errada, você terá perdido seu tempo e dinheiro.

Cada agência trabalha de maneira diferente. Não deixe de ler bem e siga a risca as instruções de preenchimento dos formulários. Revise seu currículo e não esqueça de compatibilizar as suas qualificações, experiências e habilidades com o cargo escolhido. 

Currículo, Curriculum Vitae(cv) ou Résumé:
Digitado em inglês. Não passar de uma página( a pessoa deve bater os olhos e encontrar tudo em um piscar de olhos).
Formato:
A4 ou legal
Diagramação:
Escrever bem grande, no topo da página, o cargo almejado;
Coloque uma foto sua sorrindo (pois você estará entrando no ramo hospitaleiro) 5x10;
1. Personal Data: nome, endereço, telefone, e-mail, etc.
2. Goals: escreva em poucas palavras o que almeja, o que tem a oferecer e contribuir.
3. Employment Record: Coloque em ordem cronológica, do mais ao menos recente.
Current: nome do contratante, tempo de serviço, escreva em poucas palavras sobre o contratante, faturamento anual, numero de funcionários etc, seu cargo e deveres.
Previous 1: nome do contratante, tempo de serviço, escreva em poucas palavras sobre o contratante, faturamento anual, número de funcionários etc, seu cargo e deveres.
Previous 2: nome do contratante, tempo de serviço, escreva em poucas palavras sobre o contratante, faturamento anual, número de funcionários etc, seu cargo e deveres.
4. Education:nome da instituição, data de início e de conclusão do curso, local de ensino (cidade e país)
5. Languages: liste e escreva qual idioma e classifique: fala, escreve e ou lê.
6. Computers Skills: liste o nome dos programas (lembre-se internet não é considerada um programa).

Anexos:

Cartas de recomendação: um bom referencial, devendo ser em inglês, com o nome, telefone e e-mail para contato de quem a redigiu;
Certificados: Sendo traduzido pode ajudar e é um diferencial.

Revisão:

Verificar erros gramaticais, ortográficos e informações, principalmente em e-mail ou telefone para contato.

Enviando por e-mail:

Tenha cuidado ao anexar o seu Currículo no e-mail para que, quando aberto pelo receptor, não se apresente com uma formatação incompreensível, isto é,  desconfigurada. Muitos não sabem disso, mas as diferentes versões de Word e Windows, mais as opções de idioma, podem condenar a apresentação de seu Résumé e comprometer seu ingresso ao emprego tanto almejado.  A melhor solução é fazê-lo em pdf. Não tem outro jeito. Siga passo a passo as dicas abaixo:

  • Conclua a elaboração de seu Currículo no Word, independente da versão ou idioma;
  • Feche o arquivo;
  • Acesse o link: http://www.freepdfconvert.com/ ;
  • Clique no “Browser” e mostre o caminho do arquivo;
  • Selecione: Convert from File;
  • Digite seu e-mail;
  • Selecione  Attache files to this e-mail;
  • Clique em Convert;
  • Em seguida vai aparecer escrito: up loading file;
  • Em alguns minutos vai aparecer escrito: Job Done;
  • Clique em: Click here to download files , logo abaixo do Job Done;
  • Ao clicar, vai aparecer uma janela para você apontar o destino do arquivo. Ao digitar o nome, opte por seu sobrenome seguido do primeiro nome e lembre-se, sem acento, ç, ou espaço;
  • Pronto, seu Currículo em pdf está pronto, protegido de desconfiguração e editado. E, mais ainda, com uma aparência bem profissional. Parabéns!

Cover letter:

Elabore ou escreva um parágrafo contendo: o nome do cargo almejado, formação, idioma e qualquer outra experiência profissional. Anexe seu currículo junto aos demais documentos que sirvam como referência e mencione que eles estão attached ao e-mail. Como assunto do e-mail, escreva o nome da pessoa para quem você for enviar.

Diferencial: 

  • Procure saber, antes de enviar seus dados, o e-mail e aos cuidados de quem, nome completo. Converse com a pessoa. Ao enviar o e-mail, enderece uma cópia para si e guarde como um documento. Também é importante confirmar o recebimento por telefone. Dias depois, sem perturbar, ligue ou mande um outro e-mail, para saber como está o andamento do processo. E mande sempre um update de seu CV.

  • Enviar um Currículo via correio é aconselhável, desde que tenha o nome e a pessoa certa para mandar;

  • Uma bela foto no topo do Currículo ajuda e muito, durante a correria de seleção de Résumé, diz um especialista de RH americano, pois os contratantes querem saber o máximo de você e bem rápido. A foto diz se você está ou é uma pessoa alegre, responsável, saudável, bem vestido(a), se você tem uma aparência profissional etc. Não necessariamente você tem que ser bonito(a). (APESAR DE SER)

É importante também que você entenda o que as CIAS e AGÊNCIAS esperam de você.
Leia abaixo qual o perfil apreciado por elas.
Leia atentamente pois são dicas valiosas.



Profissionalismo: ser profissional no trabalho e demonstrar seriedade ajuda muito, especialmente responsabilidade. Você deve sentir-se bem no trabalho, demonstrar interesse e segurança para quem o vai contratar ou promover de cargo. Bom também dar o máximo de si sempre, coisa não muito fácil, em se tratando de longas jornadas de trabalho.
Confiabilidade: fator de grande preocupação entre as Cias. Os entrevistadores fogem daqueles que pretendem trabalhar apenas temporariamente. Eles buscam quem fica pelo menos por todo um contrato, já que fica caro para eles investir em treinamento etc, para quem pretende realizar somente uma temporada. Dica, não transmita a impressão de que você está indo para uma aventura.
Nivel de Apresentação:
seu “look” em um ambiente desse é super importante, cabelo bem preso e bem cortado, barba sempre feita etc. Isso é válido para todos, independente de você estar em dutty ou não. Com relação aos músicos e artistas, os homens podem ter cabelo comprido;

Entusiasmo:
demonstre seu ar eufórico e enérgico. Mas, cuidado, não transmita ares de um adolescente louco para cair na farra a bordo e conhecer o mundo. Mesmo trabalhando longas horas, você deverá demonstrar muita garra e entusiasmo;

Personalidade Alegre:
temperamento sempre cobrado diariamente a bordo pelos gerentes. Morar em um espaço confinado como de um navio, trabalhar por longas horas todos os dias, não é nada fácil. Mas, como ninguém te obrigou a estar alí, lembre-se: os hóspedes estão a bordo e você tem a responsabilidade em dar o máximo de si para alegrá-los nas férias. Afinal, você é ou não é um profissional da área?

 
Dica: Todos estão sempre te olhando, pois morar em um navio é como viver em uma vilazinha. Assim, cuidado com o que você faz, diz e age.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

3 CATEGORIAS PARA BRASILEIROS - TRABALHAR NAVIOS BRAZIL

Acredito que para entendermos melhor sobre as categorias onde mais há contratação de Brasileiros... podemos entender na seguinte divisão:

Abaixo estão os vários trabalhos disponíveis na indústria de cruzeiros.
Não falaremos sobre Oficiais desta vez
 
Entretenimento
Estas posições tem de lidar com qualquer coisa relacionada ao entretenimento de passageiros, diretores de cruzeiro e de pessoal, disc jockeys, intérpretes, instrutores de dança, guias de excursão. Estas posições são preenchidas por falantes fluentes de inglês. Em geral STAFF

Serviço e hospitalidade
Essas são as posições nos restaurantes, bares, camarotes de passageiros e tripulantes:
 

garçons e garçonetes, barman, camareiros de camarote, cozinha, padaria, limpeza, assistentes de loja, etc. Todos CREW



Estética / Beleza
Estes empregados lidam com as instalações do SPA, salões de beleza e cuidados de saúde:


os operadores de salão de beleza, esteticistas, médicos, massagistas e instrutores. Todos STAFF



Todas as AGÊNCIAS contratam profissionais destas 3 categorias.

FOTÓGRAFO - TRABALHAR NAVIOS BRAZIL

CONTRATAÇÃO URGENTE - Fotógrafos
 
ROSA DOS VENTOS BRASIL
Área e especialização profissional: Comunicação, TV, Cinema - Fotografia
Nível hierárquico: Especialista
Número de vagas: 10
Regime de contratação de tipo Temporário
Jornada Período Integral
Estamos procurando pessoas interessadas em trabalhar a bordo de navios de cruzeiros para o departamento de Photo Service.
Os fotógrafos irão passar o dia acompanhando as atividades dentro do navios fotografando os passageiros.
Também irão realizar a venda dessas fotos durante cada cruzeiro.
Contrato internacional de 7 meses.
Salário em Dólares americanos.
A bordo de um navio de cruzeiro os tripulantes não possuem custo de manutenção (alimentação, estadia e etc)
Os navios navegam pela Europa e América do Sul. 
Para candidatar-se clique aqui e siga para o site ROSA DOS VENTOS  

quarta-feira, 30 de julho de 2014

AINDA NÃO FALA INGLÊS? - TRABALHAR NAVIOS BRAZIL

Então você é um profissional, tem garra, gosta de viajar, quer ganhar em Dólares...
Mas, ainda NÃO FALA  INGLÊS?

Pois é... nós do BLOGGER TRABALHAR NAVIOS BRAZIL fazemos parte da turma que clama POR UMA NAÇÃO BILÍNGUE!
Chega de perder ótimas oportunidades porque não tem  o idioma. Chega! 

Deixa eu te dizer...
Ela é Brasileira...
trabalhou em Navios de cruzeiros, morou na Hungria, fala vários idiomas e hoje mora nos EUA e trabalha em IATES de luxo. 
Como ela aprendeu tantos idiomas e sozinha? 
Pois ela criou um método incrível de aprendizado O MÉTODO DAS FICHAS e através deste método ela aprende QUALQUER IDIOMA ou matéria em tempo recorde e com pronuncia perfeita.
O nome dela é Priscila Cassou... assista seu vídeo explicativo. Aproveite e inscreva-se em seu canal pois ela passará a postar vídeo aulas grátis.

Então... Boa aula MARUJO! Agora não tem mais desculpa, só não vai se não quiser.

MUSICOS - TRABALHAR NAVIOS BRAZIL

AINDA HÁ CHANCES ENTRE EM CONTATO CANTORES INTERESSADOS E CANTORAS .
E-MAIL crewmusicbr@gmail.com


CREW PARTY - TRABALHAR NAVIOS BRAZIL

Bom.... 
Tripulante de primeiro contrato leva 1 mala...aquela com suas roupas normais... do dia a dia.

Tripulantes de segundo contrato leva 2 malas... aquela com roupas do dia a dia e outra só com roupas para as CREW PARTY as festas para tripulação (festas normalmente temáticas.)

Conheço uma tripulante que até chorou porque justamente sua mala extraviada continham as roupas que separou para as festas.

Muita gente pensa na verdade que vida de tripulante é só trabalho.... claro que é só trabalho...trabalho...trabalho e..... CREW PARTY!
Pois é... as Cias estão preocupadas em dar aos tripulantes uma vida social e por isso oferecem festas temáticas, bingos, sorteios, passeios guiados junto com os passageiros, show de talentos, receber seus familiares para passar um dia inteiro a bordo... a Royal Caribbean sorteia até uma cabine de passageiro para o tripulante passar uma semana inteira sendo mimado, com direito a camareiro e tudo.

É verdade que o CREW BAR está aberto TODAS AS NOITES assim depois da ralação você pode tomar a sua cervejinha e fumar aquele cigarrinho.... claro: Cuidado com o teste álcool (contenha-se).
As festas temáticas são diversas, como diversos os seus temas... festa Indiana, chilena, Italiana, Brasileira e claro com muita música, comida e dança do País homenageado.

As comidas e bebidas são gratuítas e a galera se diverte um monte.

Mas, claro.... nada como as festas realizadas durante o crossing (quando o navio esta cruzando continentes-Brasil-Europa ou Europa-Brasil) se não houverem passageiros a bordo.... UPA LÊ LÊ!
Ha Ha Hu Hu.. o navio é nosso!
Daí o festerê é na área do passageiro e você festeja ao ar livre etc.
Então saiba Marujo... nem tudo é trabalho...
Em navio é assim:  Trabalho, trabalho, trabalho, dormir, dormir, dormir, rua, rua, rua e....

CREW BAR! CREW BAR! CREW BAR!
CREW PARTY! CREW PARTY! CREW PARTY! 

Pois é.... pode acabar vendo os oficiais tirando onda de camaro amarelo......

terça-feira, 29 de julho de 2014

TAYLOR (COSTUREIRO) - TRABALHAR NAVIOS BRAZIL



Decidimos falar sobre esta que é uma oportunidade pouco explorada por Brasileiros.

Taylor(Costureiro).


Pois bem.... esta é uma vaga ocupada exclusivamente por homens, no geral trabalham ou em uma sala separada dentro da lavanderia ou isolados(porem, próximos a ela) e eles são CREW.
Função: Alfaiate/Costureiro. O profissional será responsável pelo armazenamento, controle e reparo de uniformes e material de bordo. Prestará assistência junto ao Hotel Storekeeper, reportará quaisquer inconformidades ou mal funcionamento dos equipamentos de proteção pessoal e equipamentos dos estoques. Será treinado para utilizar sistemas específicos dos procedimentos de estoque além de aprimorar seus conhecimentos do pacote Microsoft Office.
Em geral contribuem na distribuição de uniformes, embora haja profissional e ajudantes para esta tarefa. Fazem pequenos ajustes em uniformes dos tripulantes.

Requisitos: 
Idade entre 20 e 40 anos
Ensino médio
Aprendiz ou experiência de 2 anos na função Conhecimentos em informática
Inglês básico.
Salário:  Em torno de R$1.200,00 Reais (sem descontos) Portanto US$ 600,00 mensais. Acabam agregando mais ao salário em função de pequenos reparos que fazem (em off) nas roupas pessoais dos amigos tripulantes... costumam cobrar U$10,00 a U$20,00 Dólares por reparo.
Outro dado importante é que você NÃO TEM despesas com alimentação, moradia, assistência médica etc.

A princípio todas as AGENCIAS contratam para esta função. Entretanto....
Tomamos conhecimento de que a AGENCIA PORTSIDE esta com vaga em aberto para esta função.

Então...costureiro ou alfaiate que tem Inglês Básico... quem sabe esta seja a porta de entrada que você esperava.
Boa sorte!