sábado, 2 de agosto de 2014

A ROTINA DE UM NAVIO - TRABALHAR EM NAVIOS BRAZIL

O CRUZEIRO

Mesmo que não seja de conhecimento geral, as Cias se desdobram para manter os navios sempre cheios. Os inúmeros motivos vão desde captação de receita a minimização dos custos. E é assim que ficam com 90% a 95% de taxa de ocupação média anual.    

Quando lançado ao mar, após sua construção, o navio realiza a Maiden Voyage com destino ao seu home port, de onde iniciará seus cruzeiros.  
Salvo os cruzeiros de volta ao mundo, os demais iniciam e terminam o ciclo no mesmo porto de embarque e desembarque, onde o navio atraca bem cedo pela manhã e parte à tarde rumo a mais uma jornada, raríssima são as exceções.
Pela manhã acontece o desembarque de lixos reciclados, dejetos, malas, passageiros e tripulantes saindo de férias. Ao meio dia, inicia-se o embarque de mantimentos, suprimentos,
malas, passageiros e tripulantes retornando das férias, bem como aqueles que estão iniciando sua viagem de trabalho pela primeira vez.
É chamado de Embarkation Day o dia de maior movimento e de muito trabalho, principalmente no Puser Department, F&B Department e House Keeping Department.
Nos Port Days, quando todos os hóspedes saem para passear em terra, o navio fica às moscas.
E é exatamente nesse momento que os tripulantes têm seu off, para fazerem o que bem entender, ir à academia, praia, alugar um jeep, “tomar uma” com os amigos, fazer um mergulho, conhecer lugares, visitar ruínas ou museus, enfim, desfrutar com os novos amigos e tirar muitas fotos, pois o momento deve ser registrado em alto estilo.
O raciocínio é o seguinte: hóspede a bordo, trabalho e tarefas a cumprir; hóspede fora do navio, hora de relax.  
Aos mais curiosos, os cruzeiros são geralmente de 3, 4, 7 ou 12 dias. E, conforme a tradição, sempre há um jantar com o Capitão, Formal Night, ocasião em que ele apresenta todos os oficiais de bordo responsáveis pelo funcionamento do navio.
Mas, mesmo no mar ou em porto, o pico de movimento acontece bem cedo, pela manhã. Na parte da tarde a maioria dos tripulantes está descansando, passeando, cochilando, papeando no crew mess etc. No inicio da noite, o agito começa de novo, e a equipe do restaurante junto com a turma do House Keeping, após o trabalho, invadem o crew mess e o crew bar, onde já se encontram os demais tripulantes . E, assim, transcorre geralmente o dia-a-dia de um tripulante.



Só de pensar já se começa a enjoar. Sabe-se que esse sintoma priva muitos viajantes de experimentar esse estilo de trip.  Qualquer um pode marear-se.
A prevenção é um santo remédio. Mas, caso você tenha facilidade em marear-se, esse realmente não é o seu ramo. Mas lembre-se, os navios cruzeiros não balançam como um barco pequeno, além de possuírem estabilizadores.
Comer uma MAÇA VERDE pode ajudar.



  • Fixar olhar por meio de um binóculo por longo tempo;
  • Procure não ficar desorientado, olhando de um lado para outro. Encontre uma janela para orientar-se;
  • Ficar desocupado, mantenha-se em plena atividade;
  • Nunca fique de estômago vazio, como sempre alguma coisa.