sábado, 28 de junho de 2014

MUSICOS, CANTORES, ARTISTAS DE NAVIO



QUE TAL....  CANTAR E CANTAR E CANTAR em ALTO MAR

O setor de cruzeiros marítimos, dentro dos componentes da indústria mundial de viagens, é o que apresenta o crescimento mais acelerado. Também, pudera! Com grande variedade de companhias, itinerários de sonho, conforto, comodidade, o melhor custo X benefício do setor de turismo, ofertas irresistíveis e facilidades de pagamento, cada vez mais pessoas optam por embarcar em um navio durante o período de férias. E o que não falta, de jeito nenhum, em cruzeiro – depois de comida – é entretenimento! Dançarinos, músicos, recreadores, educadores físicos, acrobatas…todos eles, de todos os gêneros, estão lá para garantir que todos a bordo tenham os melhores dias de suas vidas, e queiram voltar muitíssimo em breve.
 Como são vários os ambientes em um cruzeiro (restaurantes, bares, cafés, discoteca, lounges, teatro, áreas públicas…), também são várias as ofertas para instrumentistas e cantores, e variados também são os horários de trabalho, já que cada músico deve se adaptar ao período de funcionamento do local para onde é escalado. Em todos os casos, porém, inexistem folgas semanais: todos trabalham durante TODOS os dias de vigência do contrato – chova, faça sol, frio ou calor.
Entretanto nunca trabalham mais de 5 horas tocando, sendo que a média é bem inferior a isso. E esse é um dos motivos pelo qual a posição de músico é uma das mais procuradas em navios – se comparado a outros cargos, o trabalho é realmente bem mais leve (quase todos por lá, a exemplo de garçons e camareiros,  trabalham enlouquecidamente, até 12, 14 horas, e sem maiores regalias. Quem já teve a oportunidade de ver, sabe do que estou falando!).
 Nas horas livres...navegam na internet (que é liberada para funcionários em momentos de folga), descansa…Dependendo do dia, ele tem autorização do Supervisor de Entretenimento (a quem é subordinado) para passear e aproveitar a cidade onde o navio está atracado. Por outro lado, em hipótese alguma, ele, ou qualquer outro funcionário, pode desfrutar das mesmas coisas que outros passageiros. E esta regra é bem séria e seguida à risca: tripulação de um lado, hóspedes de outro, sob pena de rescisão imediata do contrato em caso de descumprimento. Bate-papo demais e novas amizades dentro do navio? Só se for bem escondidinho, porque o supervisor fica de olho em tudo!
 Como vantagens desse tipo de trabalho, sobre a possibilidade de conhecer outros lugares e pessoas do mundo inteiro e pode conhecer boa parte da Europa. Também melhorar consideravelmente seu nível de inglês (que é o idioma oficial a bordo, embora se fale em espanhol e outras línguas, também), e fez grandes amigos. Sem contar que praticamente não gasta nada do dinheiro que recebe, já que não paga pra dormir, nem pra comer e beber. “É uma boa poupança, em um período relativamente pequeno.
 Dividem cabines com mais 1, 2 ou 3 pessoas. Músicos também e tem são staffs, o que lhes conferem certas regalias à bordo.


O artista precisa ser dedicado, extremamente responsável e tenha um repertório variado (a não ser que seja contratado exatamente pelo fato de ser regionalista: um sambista, ou um músico de flamenco etc). Para cantores, é necessário total fluência no inglês, pelo menos para as músicas.
 E quanto aos salários? Bom…Também varia de companhia pra companhia e, obviamente, conforme o local exato onde o músico trabalha dentro do navio. A banda principal, que anima as tardes na piscina e os começos de noite no saguão principal, é melhor remunerada. Da mesma forma, os músicos do teatro, que tocam para os grandes espetáculos. A quantia mensal, por pessoa, pode variar de US$ 1600 a US$4800 (repetindo: sem gastos extras). Dependendo do itinerário do navio, ainda existe a possibilidade de o profissional ver esse valor aumentado por gorjetas – No Caribe é onde isso mais acontece, alguns cantores cegam a receber pouco mais de US$ 500 extras depois de um cruzeiro de 7 dias na região. Engana-se, porém, quem pensa que isso é corriqueiro: Dizem que na orla do Brasil não existe isso de receber gorjetas” (verdade!)…
Quem tiver interesse, pode entrar nos sites das companhias e enviar email (em inglês) solicitando maiores informações, que eles respondem quase que imediatamente. Os contratos, em média, tem a duração mínima de 6 meses e podem ser prorrogados por igual ou maior período. Para aplicar, além de preencher formulário específico, é necessário material em áudio e/ou vídeo. Passando para a fase de audições, ainda vem testes ao vivo com os candidatos.
 Não é tão fácil assim conseguir um emprego desses, e quase todas as empresas exigem que a própria pessoa se responsabilize pela passagem até o local onde está o navio, você pode se programar para embarcar no Brasil (porto de santos) como a grande maioria faz. 


 De agências:

 Sixthstar -  contrata Principalmente para Disney Cruise


Proship  - Para mais de 10 companhias, principalmente nos EUA e Canadá



Diretamente com as companhias:

 – Celebrity Cruises

 – Royal Caribbean

 – Princess Cruises (enviar currículo diretamente)  musicianreferrals@princesscruises.com

 – Carnival Cruises













quinta-feira, 26 de junho de 2014

CREW ? STAFF ? OFFICER ? QUAL A DIFERENÇA?

Olá Marujo.....

Atendendo a alguns emails.... Vamos lá esclarecer logo o que é  isso.

Antes que você comece a cantar aquela musiquinha... ENTREI DE GAIATO NO NAVIO...

Vamos logo esclarecer essa diferença importante.
Dentro dos navios de cruzeiros os TRIPULANTES são subdivididos em 3 classes diferentes:
CREW, STAFF e OFFICER
E vamos logo ver alguns exemplos:


Crew 

são os “peões” que servem, limpam ,arrumam, cozinham, que fazem o service “braçal”, mas que no entanto ganham gorjetas ;
· Bartender, (quem faz o drinks)
· Bar waiter, (garcon do bar)
· Bar boy, (limpa, repõe o estoque, da uma ajudinha no bar)
· Waiter, (garcon do restaurante)
· Assitent waiter, ( assitente do garcon)
· Pool boy, (limpa a area da piscine outras coisas mais)
· Cleaner, (limpa as areas socias)
· Housekeeping, (camareira)
· Cook ( cozinheiros 1º2º3º e outros...)
· Buttler (mordomo)
· Room service (leva lanches no quarto)
· Sailor (marinheiro)

Crew não tem “regalias”, não podem freqüentar o ambiente do passageiro a não ser quando estiverem trabalhando, as refeições são feitas no crew mass (refeitório dos tripulantes) onde a comida predominante é a asiática.  Mas, calma marujo....
OS CREWs recebem OS MELHORES SALÁRIOS e MUITAS GORJETAS





Staff
Esse pessoal já tem mais “regalias”, porém não quer dizer que trabalham menos ou que o salário seja superior, às vezes muito pelo contrário. E não é permitido ganhar gorjetas. Eles têm refeições em restaurantes diferenciados (Staff mass) tem uma cabine melhor e uma pessoa pra arrumar a cabine deles e podem freqüentar as áreas dos passageiros.

· Gift Shop (atendentes das lojas)
· Fotógrafo
· Recepção
· Excursões
· Músicos
· Bailarinos
· Security (seguranças)
· SPA (quem trabalha no SPA)
· Cabeleireiro
· Personal Trainer


Officers
São os engenheiros como o hidráulico, elétrico, rádio
E os chefes de departamento,como segurança, meio ambiente...

. Diretor do hotel...
. Managers (gerentes)
· Maitre
· Chefe de Cozinha
· Nurse (enfermeira)
. Doctor
. Pessoal do serviço burocrático

Eles se vestem de branco e têm símbolos hierárquicos representados por stripes (faixas que ficam no ombro). Eles têm superioridade hierárquica e muitas “regalias”. Restaurante a la carte, cabine individual com serviço de quarto diário, podem desfrutar da área de passageiro e outras muitas coisas..

Então agora você já sabe como funciona.
Todos os navios independente da Cia armadora, respeita essa divisão.

Resta agora você decidir o que quer marujo...  PREFIRO as REGALIAS ou PREFIRO a GRANA ???

ENTRETENIMENTO... TRABALHO OU DIVERSÃO?

Olá Aspirantes a Marujos

Muita gente desconhece as muitas oportunidades dentro de um navio e por isso acreditam que NÃO SE ENCAIXEM em nenhuma... Mas, na verdade são várias as possibilidades.
Vou falar nessa postagem um pouco sobre ENTRETENIMENTO mas, antes deixe-me mostrar algumas funções existentes pois talvez uma delas seja a sua área de atuação.
Assistente de garçom (Assistant Waiter)Atendem os clientes, recepcionando-os e servindo refeições e bebidas nos restaurantes. Acomodação, alimentação e auxilio saúde.

Auxiliar de limpeza (Cleaner)Requisitos: Responsável pela limpeza nas áreas do navio.

Cozinheiro (Cook)Requisitos: Irá integrar a equipe da cozinha do navio na elaboração dos mais variados pratos.

Recepcionista (Recepcionist)Requisitos: Atuação na recepção, em contato direto com os passageiros, orientando e passando informações.

Camareiro (Housekeeping)Requisitos:Arrumação e limpeza das cabines.

Garçom de bar (Bar Waiter)Requisitos: Atendem os clientes, recepcionando-os e servindo bebidas nos bares do navio.

Fotógrafo (Photo)Requisitos: Responsável por tirar fotos, montar e desmontar os sets de fotografia.

Vendedor (Sales Man)Requisitos: Responsável por vender produtos nos shoppings dos navios.

Recreador esportivo (Sports Staff)Requisitos:Irá trabalhar na área de entretenimento, realizando gincanas, competições e atrações nas áreas de laser do navio.

Recreador infantil (Youth Staff)Requisitos: Irá trabalhar na área de entretenimento, realizando brincadeiras e animando as crianças do navio.

Técnico de palco (Stage Staff)Requisitos:Irá trabalhar na área de entretenimento, responsável por todo cenário do palco.

Técnico de áudio para navios de cruzeiros (Sound Technician)Requisitos:Responsável pela manutenção de áudio.

Técnico de luz para navios de cruzeiros (Light Technician)Requisitos:Responsável pela manutenção de luz.

Estas acima, são apenas ALGUMAS mas, existem muitas outras... Mas, continuemos no FOCO do momento... o ENTRETENIMENTO.
Estes profissionais são aqueles que a gente nunca sabe se estão TRABALHANDO ou BRINCANDO. Mas, de fato estão trabalhando de brincar.
O entretenimento é responsável bom elaborar brincadeiras e manter os passageiros sorrindo e ocupados o tempo todo. Eles se vestem de super heróis, fazem brincadeiras para que os passageiros interajam e os dias em que mais trabalham são os chamados AT SEA ou seja, os dias em que os navios estão em NAVEGAÇÃO ABSOLUTA ou seja o dia todo navegando. Entenda, os camareiros precisam limpar as cabines e o restante do navio receber as manutenções necessárias... é preciso OCUPAR essa galera pra nos dar um tempo de organizar tudo de novo, então eles tem que estar ocupados.
A rapaziada da animação ou EQUIPE DE ENTRETENIMENTO trabalha duro (claro, como todos do navio) mas, não pegam no pesado não. Suas cabines são melhores, tem status de STAFF e não de CREW.  (falarei sobre essa diferença nas próximas postagens). Geralmente comem em restaurantes separados, seus horários de trabalhos são mais flexíveis e normalmente tem mais tempo livre para sair e explorar o país onde o navio estiver ancorado.
Eles também ensaiam coreografias e divertem a galera.
Seus salários NÃO SÃO OS MELHORES do navio, entretanto, para aqueles que NÃO TEM MUITA RESISTÊNCIA FÍSICA e querem uma vida náutica mais tranquila ESSA É A OPÇÃO.
Veja abaixo fotos de equipes em ação.





Se você tiver alguma pergunta sobre esse tópico deixe-a no comentário ok marujo?

UMA EXPERIÊNCIA QUE AMADURECE

Olá Aspirantes a Marujos


Estava aqui pensando e resolvi dar uma palavra sobre este tipo de trabalho ou estilo de vida.
Como vocês sabem sou tripulante.
A vida de tripulante é muito curiosa, já ví de tudo dentro de uma embarcação... Gente interessada e gente desinteressada. Mas, o fato é que esse blogger e eu acompanho por aqui, recebe mais de 3000mil visitas por dia e isso significa que tem muita gente interessada.
Mas, tem coisas que você precisa saber e para depois não dizer: Ahhhh se eu soubesse!
A vida de tripulante definitivamente NÃO É PARA QUALQUER UM.
Quero dizer que geralmente na própria entrevista isso é notado(claramente)
Você que deseja muito, mas, muito mesmo ser tripulante precisa se conhecer... entenda
Você vai AO MESMO TEMPO, isso mesmo NO MESMO DIA...
Mudar de ambiente... novo patrão, novos colegas de trabalho, novo quarto (nesse caso micro-quarto), vai dormir em um País e acordar em outro, ao passar em um corredor para tomar seu café... falará BOM DIA em vários idiomas, vai sentir dor, vai sentir saudade, seu sapato (por mais resistente que seja) durará pouco mais de 1 mês... Aliás você vai MORAR NO SAPATO! Vai ter que ter muita paciência com passageiros que nem parecem que estão alí para se divertir (e você vai aprender a dar seu melhor sorriso). E acredite: você vai ter dúvidas sérias se eles criam FRANGOS dentro do navio..... vai ter POLLO assim lá no inferno.
Mas, uma coisa você pode ter certeza VOCÊ VAI AMADURECER!
Nunca mais você vai olhar para a vida da mesma forma! GARANTO ISSO!
Se você conversar com um Ex-tripulante ou tripulantes em férias... Vai notar que seu linguajar é bem diferente e que os olhos dele brilham quando falam de seus tempos de embarcado.
Mas, calma marujo....  Nem tudo é dureza!
Você conhecerá lugares que nunca imaginou serem possíveis, vai interagir com povos do mundo inteiro, vai exercer a tolerância, viverá em um lugar sem preconceitos, aprenderá como se virar em outras línguas também, vai ter a satisfação de no dia do PAY DAY isso mesmo (o dia do pagamento) receber nota por nota seus DÓLARES e ao ver as notas novinhas vai pensar... SERÁ QUE ELES TEM UMA FABRICA AQUI DENTRO?
Acredite:  VOCÊ VAI AMADURECER!
Amir Klink tem uma frase muito interessante:  O SER HUMANO PRECISA VIAJAR PARA PERDER A ARROGÂNCIA ! E isso é verdadeiro e você vai sentir isso na carne.

Quero dizer que SE VOCÊ DESEJA VIVER ESTA EXPERIÊNCIA, primeiramente você deve fazer essa análise:   Eu sou meio frouxo ou sou FORTE?
Você precisa ter:  RESISTÊNCIA FÍSICA & RESISTÊNCIA EMOCIONAL.

Pense nisso......

terça-feira, 24 de junho de 2014

AMIGOS DO MUNDO INTEIRO

AMIGOS DO MUNDO INTEIRO MORANDO JUNTOS, NA MESMA CASA POR NO MÍNIMO 6 MESES. SE QUER VIVER ESSA EXPERIÊNCIA SINGULAR... ASSISTA O VÍDEO E ENTENDA COMO FUNCIONA.

VEJA A ROTINA DE UM CAMAREIRO

VEJA NESTE VÍDEO A ROTINA DE UM CAMAREIRO DE NAVIO - CONHEÇA COMO É A CABINE.