segunda-feira, 22 de setembro de 2014

TOMADAS A BORDO - SAIBA QUAIS SÃO - TRABALHAR NAVIOS BRAZIL

Olá Marujo.....
Muitos ficam bem curiosos em conhecer quais são os modelos de tomadas à bordo e sem dúvidas, trata-se de uma informação bem relevante.
Então preparamos esta matéria que explica bem como as coisas funcionam...
Vamos lá.....

Modelo de Tomadas a Bordo 

 

Em janeiro de 2010, entrou em vigor a nova norma brasileira para pluges e tomadas de uso doméstico e similar. No Brasil só se pode comercializar plugues e tomadas que respeitem a NBR 14136.
A questão que costumamos comprar equipamentos importados e os mesmos são entregues com pinos com padrões do seu país de origem e a confusão fica formada.
 
 
 
Mas vamos ao que interessa, as tomadas disponíveis nas cabines de passageiros e de Crew nos navios de cruzeiros. As mesmas podem variar de navio para navio dependendo de onde foi construída a embarcação.
Considerando o modelo da foto acima como o adotado pelos navios, são diferentes do nosso padrão brasileiro e possuem duas voltagens (110V e  220V). Isso é o que nos desespera porque não nos imaginamos sem poder carregar nossos equipamentos levados a bordo. No meu caso não tive problemas em plugar o carregador do meu celular porque o plug serviu perfeitamente na tomada para 110V (figura acima) mas para usar o meu notebook tive que comprar um adaptador universal aqui mesmo no Brasil. 

 
Foram tantas sugestões e modelos de adaptadores postados nestas redes e tantas informações que resolvi comprar este modelo (foto ao lado) de adaptador universal para não ficar sem ter como carregar meus equipamentos.
Ele é bastante útil e realmente serve para o que se designa ou seja, para todos os tipos e padrões de tomadas do mundo inteiro só que como já mencionei, gastei desnecessariamente e até hoje o guardo na embalagem original da mesma forma que recebi ao comprá-lo. não precisei usá-lo em nenhum momento e vocês vão entender o porque.
 
 
Esta simples tomada tipo "T" que casualmente levei na minha bagagem, foi perfeita para todas as ocasiões que necessitei plugar meus aparelhos. Fácil de encontrar  por um valor que não supera a importância de R$ 4,50 (acho que custa isso hoje) foi meu alívio. Por isso me arrependi de ter comprado o adaptador universal, Desembolsei R$ 36,00 na época e com este valor teria dado para comprar vários destes nosso "T".
É o que recomendo para que levem e que não comprem estes adaptadores universais a não ser que seja para usá-los em outros tipos de tomadas ou em hotéis em outros países.
 
Uma dica bacana ( se me permitem)
 
Evitem levar plugs como o da figura acima ou que tenham as bordas quadradas principalmente na base dos pinos. eles não vão se encaixar adequadamente nas tomadas.